CONSTELAÇÃO FAMILIAR
E SISTÊMICA
É uma terapia sistêmica, desenvolvida por Bert Hellinger, que atua na harmonização da interação entre um indivíduo, seus familiares e parceiros, seus antepassados, relacionamentos profissionais, sociais e as relações de amor e desamor existentes entre eles.
Atua nos processos de recuperação física e emocional, resolve culpas, medos, ódios, mágoas, rejeições, sentimentos de abandono, baixa auto-estima, vícios, padrões negativos de comportamento, dificuldades de relacionamentos (nas áreas afetiva, trabalho e social), bloqueios de qualquer espécie e sentimentos de incapacidade.
Quais forças estão presentes na harmonização?
O processo investiga as ordens do amor, que são forças dinâmicas e articuladas que atuam em nossas famílias ou relacionamentos interpessoais. Percebemos a desordem dessas forças sob a forma de sofrimento e doença. Em contrapartida, percebemos seu fluxo harmonioso como uma sensação de estar bem no mundo.
Essas forças quando harmonizadas a partir do processo terapêutico da Constelação proporcionam o apaziguamento de situações desafiadoras e geram libertação de emaranhados que nos eram inconscientes e regiam nosso movimentos sem percebermos, trazendo-os a consciência.
Este método não requer a presença de toda a família ou grupo social trabalhado, pois é trabalhado o sistema a partir de uma única pessoa. Trata-se de uma terapia individual realizada com o apoio de um grupo presente na vivência, ou também, pode ser feita individualmente no consultório, onde os familiares serão representados por bonecos, ou através de visualizações e utilização de Cartas de Constelação.