top of page
Buscar

Quando eu vou conseguir?

  • Foto do escritor: VictorPsicoterapeuta
    VictorPsicoterapeuta
  • 27 de nov. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de nov. de 2019


Com certeza você deve se deparar com essas perguntas algumas vezes em sua vida “Porque eu não consigo?”, "Quando eu vou conseguir?" e muitas outras. Poderíamos listar uma infinidade de justificativas para objetivos não realizados ou ações não tomadas, seja por medo, vergonha, ou qualquer outro fator, por muitas vezes, até desconhecido para nós mesmos.


Por mais que recebamos uma série de informações do campo de relacionamentos, do campo social ou qualquer outra fonte que nos cerca dizendo que não conseguir esse objetivo é justificável, podemos facilmente nos encontrar envoltos em sentimentos de frustração, meramente observando pessoas que paralelamente estão atingindo esses objetivos, continuamente nos indagando porque elas conseguem e nós não.


Buscando qualquer ajuda para essa demanda podemos encontrar diversas filosofias nos dizendo que essas questões podem ser facilmente resolvidas e que simplesmente não estamos vendo a resposta que está diante de nossos olhos. Especialistas em auto ajuda nos dizendo formulas e hábitos que meramente aplicadas em nosso dia a dia rapidamente mudam tudo ao nosso redor. Imagino que talvez neste momento você deva estar pensando que se fosse tão óbvio você já havia feito e concordo com você nessa percepção (rsrs).


Por outro lado, recebemos muitas vezes também recomendações paliativas como remédios milagrosos que removem as limitações que te impedem de atingir seus objetivos ou realizar aquilo que não te parece factível. Além disso, somos muitas vezes bombardeados por pessoas em nosso convívio nos dizendo que é fácil, que você consegue se tentar ou simplesmente nos impondo seus métodos que aparentemente funcionaram e que, invariavelmente, funcionarão para nós também.


É muito comum nenhum desses recursos funcionarem e você se deparar, novamente, com um quadro de frustração, perdendo até sua vontade de realizar os objetivos, ou até de seguir em frente.

Mas porque não funcionou?

Um dos pressupostos da PNL (Programação Neurolinguística) é que “o mapa não é o território”, mas o que significa isso?


Cada pessoa recebe uma série de informações em sua formação mental, principalmente dos 0 aos 7 anos, que configuram o seu mapa mental e esse mapa será seu guia para realizar todos os seus objetivos. Quem lhe deu as informações do seu mapa?


Quando somos crianças somos condicionados a conviver com aqueles que nos criam e, consequentemente, ao observarmos o comportamento dessas pessoas, assim como, ouvirmos as informações que eles nos transmitem, formamos opiniões e percepções disso. Essas percepções formadas no subconsciente constroem o seu mapa e é ele que você utilizará em sua vida, em tudo que realizar.

Então você pode dizer: “Mas eu não concordo com muitas coisas do vi em minha infância, jamais faria igual”, ou até mesmo “Eu recebi as melhores orientações quando era criança”, porque ainda não consigo?

Porque, além do que você viu e ouviu, seu subconsciente em formação tirou as próprias conclusões do que viu e ouviu, podendo ser bem diferentes das ideias conscientes que você tem hoje, mas estão registradas. Então sou vítima do meu subconsciente? Não, você é responsável pelo seu subconsciente e, sabendo disso, você se permitirá seguir com as limitações que estão ali te impedindo de conseguir o que deseja?


Permita-se olhar para isso, entender o que está em seu subconsciente e verificar se te ajuda ou te atrapalha, afinal, tudo que você aprendeu como verdade é suficiente e compatível com seus objetivos ou é apenas o mapa de outra pessoa que não servirá para o seu caminho?


Busque corajosamente ajuda para enfrentar essas limitações e perceberá que tudo pode ser melhor do que é!


 

Produzido por Victor Gonçalves dos Santos

 
 
 

Comments


R. Domingos de Morais, 2781 - Vila Mariana, São Paulo

victorgterapeuta@gmail.com

Tel: (11) 94385-7313

wa2.jpg
  • Instagram ícone social

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem

Mensagem enviada com sucesso.

© 2018 by Victor Terapeuta

bottom of page