Terapia... para que?
- VictorPsicoterapeuta
- 25 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

Hoje em dia verificamos uma onda crescente de pessoas que procuram psicólogos e terapeutas, desprendendo-se de preconceitos do passado, onde acreditava-se que os profissionais da saúde da mente eram dedicados apenas aqueles rotulados como loucos.
Com a popularização dessas práticas muitos procuram essa ajuda somente diante de diagnósticos mais severos, como depressão, ansiedade crônica, Síndrome do Pânico e outras patologias que as impedem de realizar tarefas cotidianas ou que bloqueiam sua motivação de vida.
Entretanto, diante do sucesso dessas técnicas na solução ou amenização dos quadros patológicos, aqueles que procuram a psicoterapia e suas técnicas mais atuais podem identificar em seus processos de tratamento que há grande abrangência nas possíveis transformações pessoais. Percebem que podem libertar-se de traumas do passado, bloqueios emocionais e trazer uma nova visão para questões que, até então, sempre se demonstraram desafiadoras.
Porque buscar a terapia?
A terapia hoje vem com uma nova roupagem e pode ser dedicada também a romper paradigmas mentais que podem causar bloqueios no desenvolvimento pessoal de qualquer pessoa que deseja alcançar novos objetivos.
Você sabia que aproximadamente 95% das suas ações diárias são regidas pelo seu subconsciente?
Pois é, sua mente consciente se comporta como estivesse no controle de suas ações, porém, a maior parte de suas percepções, decisões e ações são regidas pelo subconsciente, o que isso quer dizer?
Quer dizer que toda a programação acumulada durante sua vida, de quando era criança através do que lhe ensinavam, de quando era jovem e adulto através da repetição de padrões que tornaram-se hábitos e diversos outros fatores, assim como sociais, formaram o seu piloto automático, que entra em ação durante aproximadamente 95% do seu dia, ou mais, buscando otimizar o seu tempo e sem ao menos consultar seu consciente se, de fato, se trata da melhor ação a ser tomada.
Como posso resolver isso?
É aí que entra a terapia! Tanto Psicólogos, como Psicoterapeutas ou Terapeutas podem auxilia-lo a identificar as programações que estão enraizadas em você e promover a transformação dessas programações para que se adequem melhor aos seus objetivos de vida.
Já se perguntou porque se dedicou firmemente à algum objetivo e nem chegou perto de realiza-lo? Suas programações do subconsciente, também conhecidas como paradigmas, podem estar por traz desse fato. Podem ter condicionado ações sabotadoras que te impediram de atingir seus objetivos, mesmo que seu consciente esteja certo de que é o melhor para você.
Com uma abordagem terapêutica podemos mapear esses comportamentos e suas origens, ressignificando percepções do subconsciente, assim como cultivando comportamentos mais alinhados com seus objetivos.
Tudo pode ser melhor do que é! Permita-se conhecer seus potenciais e expandir os limites do seu crescimento!
Nota: O texto é uma composição baseada na interpretação e percepção pessoal do contexto terapêutico e de pesquisas relacionadas ao tópico.
Produzido por Victor Gonçalves dos Santos.
Commentaires